quarta-feira, 27 de junho de 2012

BEM-VINDO, DÉRCIO MARQUES

Há um Brasil. Há muitos Brasis. Há dois Brasis separados por um abismo. Há um Brasil tecnologicamente avançado. E há outro onde ressoam cantos e folias, acordes e mitologias. Há dois Brasis: um miserável e outro rico. Há um Brasil formado por um encontro de culturas. E há outro que reflete as consequências culturais do colonialismo. Há um Brasil que se lembra do mundo. E há outro que se esquece de si mesmo.

Morreu ontem Dércio Marques. Isso sei eu, você e mais um punhado de nós mesmos. O resto do Brasil não sabe e não saberá. Não haverá homenagens no rádio ou na televisão. Morreu um brasileiro quase desconhecido e isso não dá ibope. É uma pena. O Brasil ficaria maior não só pra fora como pra dentro.

Violeiro, cantador, intérprete e compositor - muito pouco para descrever a riqueza deste mestre mineiro de Uberlândia, cidadão do mundo, baluarte da cultura popular, da natureza bruta destas terras.

Certa vez ele veio cantar e tocar aqui nesta cidade. Foi recebido por mim assim:

Ele vem de longe. Dos confins do mundaréu. Ele não tem pátria, nem rumo e nem brasões de gente nobre. Ele é filho de muitas mães e todas elas são pobres. Ele faz o caminho andando. Ele não se cansa de caminhar. Ele acaba de chegar. Seja bem-vindo Dércio Marques!

Ele vem das bandas do norte. Ele é filho das planícies, neto dos trovões cansados e irmão de estrela sem nome. Ele é amigo dos cães de gado. Ele fez o elo do sertão com o mar. Ele cantou Atahualpa e Elomar. Seja bem-vindo Dércio Marques!

Ele ama a luz, o silêncio, o caminho e as estrelas. Ele floresce em guitarras porque já foi madeira. Ele já percorreu trecho, plantou feijão no pó e procurou uma terra pra podê trabaiá. Hoje ele está aqui pra cantar suas cantigas de abraçar. Seja bem-vindo, Dércio Marques!

Uma parte de sua alma dilacera e devasta. Outra germina e brota. No seu jardim as flores falam e sabem ler. Na cabeça do tempo ele plantou um ipê amarelo. Ele traz a primavera nos sonhos. Ele traz a promessa de sol. Bem-vindo Dércio Marques!

Dei as boas-vindas a Dércio Marques num carreteiro oferecido a ele na casa do Umuarama. Ele cantou, tocou e meditou. Recitou poemas e versos. Sorriu e dormiu. Estávamos muitos de nós. Naquele dia, o sol nasceu e com ele muita poesia floresceu. Agora ele morreu. Mas quem viu não esqueceu.

Pelotas, 27 de junho de 2012
Enilton Grill

Nascido em Uberlândia (MG) Dércio era um profundo conhecedor das raízes musicais brasileiras e ibero-americanas, com produções em parceria com diversos músicos. O cantor teve em sua irmã, Doroty Marques, uma grande companheira de atuação e produção.

Com o álbum Monjolear, gravado em Uberlândia com coro de 240 crianças, Dércio e Doroty foram indicados a melhor álbum de música infantil no prêmio Sharp, em 1996.

O primeiro trabalho de Dércio Marques veio com Terra, vento, caminho, LP lançado em 1977 pelo selo Marcus Pereira. Desde então foram 14 álbuns lançados, sendo o último o CD Canto Forte, de 2003.

Em Riachão do Jacuipe

Defensor do meio ambiente e da cultura popular, o violeiro foi um dos ícones da música de raiz brasileira. Na déda de 1990, Dércio Marques esteve duas vezes em Riachão do Jacuipe para participar da Semana Cultural, organizada pelo Projeto Cultural Riachão.

Das vezes em que esteve na cidade, o violeiro/cantador não cobrou pelas apresentações. Vinha, segundo ele próprio, “atraído pelo projeto bonito e pela presença de gente como Elomar e Xangai, e o valor que vocês dão à cultura popular”.

Como um dos coordenadores do Projeto, o jornalista Evandro Matos lamenta a morte de Dércio Marques e lembra as suas passagens pelas semanas culturais. “Ele e outros nomes, como Paulinho Jequié, participaram do evento sem nada exigir, a não ser uma hospedagem. E sempre aceitamos, porque a presença deles engrandecia o evento”, disse.

Da redação, com informações do jornal O Estado de Minas

Homenagem do CineClube Mocamba






2 comentários:

  1. Estávamos presentes nesse carreteiro tão especial http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/06/27/partiu-um-cantador-dercio-marques-presente/

    ResponderExcluir
  2. Buscando informações,mais e mais do gd Dércio, achei esse maravilhoso texto!Conseguiu definir o maior de tds os cantadores desse país tão desinformado culturalmente! Vivas p ele, nosso MESTRE e p nós q tivemos o presente de te-los em nossas vidas! E um lamento pelos q não tiveram a chance de conhecer um gigante em tds os sentidos!Independente na arte e na vida, salve Dércio Marques!

    ResponderExcluir